Levantamento mostra que rebanho suíno mato-grossense está livre da peste suína clássica

Animais criados para subsistência e atividade comercial foram testados por técnicos do Indea e análises laboratoriais mostraram resultado negativo para a doença

Fonte: CenárioMT

suínos
Foto: Divulgação

O rebanho suíno de Mato Grosso permanece livre da Peste Suína Clássica (PSC). Esse é o resultado do mapeamento de vigilância ativa realizado pelos médicos veterinários do Indea.

O trabalho foi realizado em 101 municípios, nos meses de abril e maio. Por meio desse levantamento foi possível confirmar a ausência da doença altamente infecciosa. A peste suína clássica não oferece riscos aos humanos, mas é mortal aos suínos, principalmente os domésticos.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme o Indea, foram coletadas 2.239 amostras de sangue de suínos espalhados em 198 propriedades. São 182 estabelecimentos que criam porcos para subsistência, ou seja, consumo próprio, e 11 de granjas comerciais de ciclo completo, além de cinco granjas comerciais produtoras de leitão.

Todo o material foi enviado para análise laboratorial e o resultado foi negativo para a presença do vírus da PSC no território mato-grossense. O trabalho foi realizado em 35 dias.

[Continua depois da Publicidade]

Com esse resultado, Mato Grosso se mantém na lista de estados brasileiros que possuem certificação internacional, pertencentes à zona livre de Peste Suína Clássica. Essa lista foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2016.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .