Levantamento aponta MT como o estado com mais feminicídios durante o período de isolamento social

Fonte: G1 MT

1 355
Foto: Reprodução

Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta Mato Grosso como o estado com o maior aumento no número de feminicídios durante o isolamento social se comparado aos seis estados pesquisados pela instituição, sendo São Paulo Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Acre e Pará.

Conforme os dados, divulgados nesta segunda-feira (20), em março de 2019 foram registrados dois feminicídios. Já em março deste ano foram 10 mulheres mortas, o que representa um aumento de 400%.

De acordo com o Fórum, o alto índice em março fez com que os números de feminicídio nos três primeiros meses de 2020 dobrassem se comparado a 2019.

Foram 11 mulheres mortas entre janeiro e março do ano passado e 22 no mesmo período deste ano. Desse número, quase a metade foi somente no mês de março.

Em Mato Grosso, o isolamento social foi determinado no dia 23 de março. Durante esse período, as denúncias registradas no 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – também aumentaram. Foram 95 denúncias registradas em março de 2019 e 104 no mesmo período deste ano.

Violência doméstica e estupro

Com exceção do Rio Grande do Norte, os demais estados que compõem a pesquisa apresentaram redução nos registros de ocorrência que, em geral, demandam a presença física das vítimas.

Em Mato Grosso, os registros de lesão corporal contra a mulher apresentaram queda de 21,9%, passando de 953 em março de 2019 para 744 em março de 2020.

Conforme o levantamento, as ameaças registradas caíram em 21,3%. Foram 1.811 registros em março do ano passado e 1.425 em março deste ano.

Os registros de estupro e estupro de vulnerável no primeiro mês de isolamento social parecem seguir a mesma tendência verificada nos registros de agressão em decorrência de violência doméstica.

Mato Grosso apresentou uma redução de 25,6%. De acordo com o fórum, 39 estupros foram registrados em março de 2019. Já no mês passado, houve 29 ocorrências de estupro no estado.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!