Lançada na sexta-feira (11), dia do advogado, a sede da OAB de Lucas do Rio Verde deverá ser concluída em 4 meses. A previsão foi dada pela presidente da 21ª subsecção da OAB, Danusa Oneda. Ela recebeu representantes da OAB estadual e autoridades do município para o ato realizado no terreno onde será construída a futura sede da entidade.
Oneda diz que a construção da sede é a concretização de um sonho de muitas gestões e pessoas e deverá ser referência no Estado. Além disso, ela será construída em tempo recorde. “Uma obra moderna com material de ‘still frame’, é uma obra que já vem pré-moldado, então essa parte externa deve ficar pronta em 4 meses. Nós queremos estar comemorando aqui a festa de final de ano da advocacia, com a parte externa concluída”, pontuou.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, prestigiou o ato. Ela ressaltou a importância do lançamento ocorrer no dia dedicado aos advogados. “Estamos aqui com a advocacia de Lucas do Rio Verde e região para marcar este momento, esta data com muita alegria e dar início a esse sonho que vem sendo construído já há muito tempo, a várias mãos e hoje tem aí o seu início.
Ex-presidente da OAB-MT, Leonardo Campos também veio a Lucas do Rio Verde para o lançamento, destacando o envolvimento dos dirigentes da entidade. “Hoje é o segundo passo de vários passos importantes que serão dados. O primeiro foi conseguirmos o terreno e isso foi na minha gestão, enquanto presidente da OAB estadual. E hoje o segundo passo, tão importante quanto, que é o lançamento da pedra fundamental da construção da futura sede da OAB Lucas, que começa imediatamente”, disse.
Reconhecimento
O empresário Luiz Binotti, ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, foi convidado para a cerimônia. Foi durante sua gestão que foi concebido o complexo ‘Cidade Jurídica’, localizado próximo à Prefeitura Municipal. O complexo reúne Fórum da Comarca, Justiça do Trabalho, Ministério Público e, em breve, Defensoria Pública e OAB numa mesma localidade, facilitando a vida do cidadão.
“Eu agradeço por ter tido a honra de ser prefeito aqui em Lucas e nesse período a gente colaborou, colocou um tijolinho para que essa cidade jurídica se tornasse realidade. Ninguém faz nada sozinho, mas foi um sonho sonhado aí por muitas pessoas, muita gente colaborou”, comentou Binotti, citando que foram pessoas de Lucas do Rio Verde e de Cuiabá.
Representando o Poder Judiciário, o juiz Casio Furim observou que a advocacia é o principal instrumentador do judiciário, responsável por levar as causas a ser analisadas. Furim assinalou que a expectativa é que a futura sede seja equivalente à potencialidade do município. “É uma cidade progressista que cresce muito. Com certeza, vai agregar uma possibilidade melhor de proteger os interesses dos advogados, porque uma instituição que esteja bem estruturada, como é o caso do nosso município, da nossa Comarca, só tenha a agregar, uma estrutura melhor e uma satisfação maior da justiça também”.
O prefeito Miguel Vaz também reconheceu a importância da OAB em Lucas do Rio Verde e a necessidade de ter um espaço adequado ao papel desempenhado no município. “O prédio atual já não comporta ao número de profissionais aqui do município. Muito importante o poder público estar junto aqui para dar o apoio que for necessário para que essa obra aconteça e até pela própria participação da OAB nos projetos, nos conselhos, na participação diretamente na administração pública e na sociedade”, ressaltou Vaz.
Nova sede da OAB
A futura sede da OAB em Lucas do Rio Verde deve ter aproximadamente 1.100 m². A parte externa terá cerca de 400 m², que será o início da construção. Depois será construída a parte administrativa. “Será uma obra com muita inclusão social, porque ela pensa na parte esportiva e também em um espaço onde nós poderemos trazer o nosso projeto ‘A OAB vai à Escola’, trazer a escola para dentro da OAB também. A nossa subseção tem isso literalmente na veia, no nosso projeto da OAB solidária, então a nossa sede, ela é muito menor na parte física do que na parte estrutural de receber externamente a população luverdense, inclusive dentro da nossa sede”, concluiu Danusa Oneda.