Justiça Eleitoral volta atrás, libera venda de bebidas, mas proíbe consumo em locais públicos no domingo de eleição em Mato Grosso

Comércio poderá vender cerveja e destilados para viagem durante o horário de votação; abrir a garrafa no bar, na conveniência ou na rua segue estritamente proibido.

Em uma reviravolta de última hora na véspera do pleito, a Justiça Eleitoral flexibilizou as regras da chamada “Lei Seca” para o primeiro turno em Mato Grosso. A nova diretriz revoga o veto total que vigorava anteriormente e autoriza mercados, supermercados e distribuidoras a comercializarem bebidas alcoólicas neste domingo (4), entre 7h e 16h.

A liberação, no entanto, vem acompanhada de uma trava rígida: a venda ou o fornecimento — mesmo que gratuito — fica restrito exclusivamente à modalidade “para viagem”.

Fica terminantemente proibido abrir a bebida ou consumi-la dentro do próprio estabelecimento, em balcões de bares, mesas de conveniências, praças, ruas ou qualquer outro espaço público durante a janela de votação.

Entenda o que muda e o que continua proibido em Mato Grosso

A medida uniformizou a fiscalização em todos os municípios mato-grossenses para evitar aglomerações e tumultos perto das seções:

  • Pode comprar para levar: O consumidor pode ir ao supermercado ou à distribuidora, fazer a compra normal e levar o produto para casa ou ambiente privado;

  • Proibido consumir na rua ou no bar: Bares, restaurantes e conveniências não podem servir doses ou copos para consumo no local entre 7h e 16h;

  • Vale para eventos e praças: A proibição de consumo em áreas abertas ao público abrange calçadas, parques e vias públicas de todo o estado;

  • Fiscalização no portão da urna: A restrição busca garantir a ordem pública e conter possíveis excessos nos arredores dos locais de votação.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.