Justiça Eleitoral autoriza prorrogação de contratos de auxiliares de sala em Nova Mutum

Fonte: CENÁRIOMT

Justiça Eleitoral autoriza prorrogação de contratos de auxiliares de sala em Nova Mutum
Justiça Eleitoral autoriza prorrogação de contratos de auxiliares de sala em Nova Mutum

Em uma decisão importante para a educação inclusiva, a Justiça Eleitoral autorizou o Município de Nova Mutum a prorrogar os contratos temporários de 65 auxiliares de sala, mesmo em período eleitoral. A decisão, que acolheu manifestação do Ministério Público, reconhece a essencialidade do serviço para o atendimento de alunos com deficiência.

A promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira argumentou que a função dos auxiliares de sala é fundamental para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais, como autismo, TDAH, dislexia e outras deficiências. “A legislação pátria, a começar pela Constituição, garante o atendimento educacional especializado”, afirmou a promotora.

A decisão judicial destaca a importância de garantir o direito à educação inclusiva, previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além disso, a promotora citou tratados internacionais, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Convenção dos Direitos da Criança, para reforçar a necessidade de garantir o atendimento especializado a esses alunos.

Entendimento da Justiça de Nova Mutum

A Justiça Eleitoral entendeu que a proibição de contratações em período eleitoral não se aplica a casos como este, em que o serviço prestado é essencial para garantir o direito à educação de alunos com necessidades especiais de Nova Mutum. A decisão reconhece que a interrupção do atendimento desses alunos poderia causar danos irreparáveis ao seu desenvolvimento.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).