A 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá realizará no dia 03 de junho o “Webinário Semana do Meio Ambiente: Justiça Climática”. O evento contará com a participação do coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT), Carlos Nobre, um dos autores do 4º Relatório do IPCC, que recebeu, junto com toda a equipe do painel, o Prêmio Nobel da Paz em 2007. A transmissão será feita pela plataforma Teams, das 8h às 12h (horário de Mato Grosso).
De acordo com a programação, a primeira palestra, com o tema “Projeto Abrampa pelo clima”, será ministrada pela advogada Vivian Ferreira. Na sequência, às 8h30, o procurador do Estado de Mato Grosso, Patryck de Araújo Ayala, apresentará a palestra “A reparação integral do dano ambiental do Direito Brasileiro”.
Às 9h, a coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Ambiente e Justiça no Antropoceno (JUMA), Danielle de Andrade Moreira, falará sobre “Litigância Climática no Brasil: Instrumentos e Especificidades”. Após estas três palestras, às 9h30, haverá uma sessão de perguntas, permitindo a interação entre os palestrantes e o público.
A quarta palestra, às 10h, abordará o tema “Mudanças Climáticas, emergência para a humanidade”, sendo apresentada pelo coordenador do INCT, Carlos Nobre. Ainda no período da manhã, Ana Maria Nusdeo, professora de Direito Ambiental da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), discutirá “A Reparação dos Danos Ambientais no Contexto da Emergência Climática”.
O evento conta com o apoio da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e promete ser uma importante plataforma para discutir e entender melhor os desafios e as soluções relacionados à justiça climática no Brasil.