Justiça autoriza presos fabricarem máscaras para profissionais da saúde e segurança em Cáceres (MT)

Nos presídios masculinos, segundo o TJMT, há máquinas de costura doadas pelo governo que devem ser utilizadas para a confecção dos equipamentos.

Fonte: G1 MT

whatsapp image 2020 04 03 at 11.24.51
FOTO: Divulgação

whatsapp image 2020 04 03 at 11.24.51

A Justiça autorizou os presos de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, a fabricarem máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para serem doados aos profissionais de saúde e agentes de segurança pública, que estão atuando no combate à pandemia da Covid-19.

A portaria foi assinada pela juíza Helícia Vitti Lourenço, da Comarca de Cáceres.

O município possui cerca de 450 reeducandos nas unidades masculina e feminina, que devem trabalhar nesse projeto. Nos presídios masculinos, segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), há máquinas de costura doadas pelo governo que podem ser utilizadas para a confecção dos equipamentos.

A decisão da publicação da Portaria leva em conta, ainda, a atual situação pela qual passa o país com a falta de máscaras e outros equipamentos de proteção individual.

Conforme o projeto, também serão beneficiados com os EPI’s os agentes de segurança pública que trabalham no município, que atuam na fase de restrição sanitária e que atuam na região de fronteira, como Polícia Judiciária Civil, Policia Militar, Exército, Marinha, Gefron, Corpo de Bombeiros, Policia Federal.

Também vão receber os materiais os profissionais de saúde da cidade que atuam em unidades onde esses equipamentos estão escassos.

Para a força-tarefa, a juíza citou a importância de parceiros da sociedade civil organizada e órgãos públicos para a execução e operacionalização do projeto, como Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus Cáceres, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública, Rotary Clube, entre outros.