Justiça anula decreto que reduzia distância para aplicação de agrotóxicos em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Justiça anula decreto que reduzia distância para aplicação de agrotóxicos em Mato Grosso
Justiça anula decreto que reduzia distância para aplicação de agrotóxicos em Mato Grosso

Em uma vitória para a saúde pública e o meio ambiente, a Justiça de Mato Grosso declarou nulos dois artigos do Decreto Estadual 1.651/2013, que reduziam a distância mínima para aplicação de agrotóxicos em áreas próximas a centros populacionais. A decisão atende a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT).

Com a decisão judicial, fica restabelecido o Decreto Estadual 2.283/2009, que estabelece distâncias mínimas mais rigorosas para a aplicação de agrotóxicos, variando entre 200 e 300 metros de áreas como povoados, cidades e mananciais de água.

O juiz Antonio Horácio da Silva Neto, ao proferir a sentença, destacou a importância de proteger a saúde da população e o meio ambiente. “A aplicação terrestre de agrotóxicos e afins deve ser restrita à área tratada, com distâncias mínimas que garantam a segurança de todos”, afirmou o magistrado.

Além das distâncias mínimas, a Justiça também determinou a obrigatoriedade de implantação de pátios de descontaminação para os equipamentos utilizados na aplicação de agrotóxicos, visando reduzir a contaminação do solo e da água.

Riscos à saúde e ao meio ambiente de Mato Grosso

O promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel alertou para os riscos à saúde e ao meio ambiente causados pela redução das distâncias para aplicação de agrotóxicos. “Temos visto diversas tentativas de flexibilizar a legislação, o que aumenta significativamente os riscos de contaminação por agrotóxicos em nosso estado”, afirmou.

A preocupação com a questão é compartilhada pelo Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, que também se manifestou contra o Projeto de Lei 1.833/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa, que propõe reduzir ainda mais a distância mínima para aplicação de agrotóxicos.

A decisão judicial representa um importante passo para garantir a proteção da saúde pública e do meio ambiente em Mato Grosso. No entanto, a luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos ainda continua. É fundamental que a sociedade civil, os órgãos de controle e o poder público continuem trabalhando juntos para garantir a implementação das medidas protetivas e a promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).