Em uma campanha de conscientização para a importância da promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, jovens voluntários distribuíram “abraços grátis” no centro de Cuiabá, neste sábado (28.09).
O simples gesto faz parte da campanha “Eu me importo com você”, realizada pelos membros da Igreja Sara Nossa Terra, em alusão à campanha nacional Setembro Amarelo, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).
Além dos abraços, os jovens não economizaram em distribuir afeto e atenção para quem passava pela Praça Alencastro.
Com muita música, dança, oração e conversa, eles distribuíram panfletos orientativos e explicaram sobre a importância de as pessoas compreenderem que não estão sozinhas na prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental, principalmente no combate à depressão.
Para o vereador Marcelo Bussiki (PSB), que participou da campanha, a ação parece simples, mas é muito importante para a conscientização da sociedade, pois existem muitas pessoas que não reconhecem que estão doentes, ou mesmo que não buscam ajuda com medo de serem julgadas.
“Ao abraçar as pessoas não estamos apenas fazendo um ato no sentido físico, mas no sentido de acolher, de abraçar a causa dessas pessoas, de dar apoio e mostrar a elas que, por mais difícil que pareça o momento em que vivem, é necessário pedir ajuda e aceitar recebê-la também”, afirmou.
Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos estudos apontam ainda que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.
“São números que assustam. Por isso acredito que toda a ação no sentido de orientar a pessoas a reconhecerem os sinais de risco e buscarem tratamentos, além de dar apoio e demonstrar que elas não estão sozinhas, merece nosso apoio e de toda a sociedade”, encerrou.