Uma jiboia foi resgatada ao tentar atravessar uma avenida em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, na quinta-feira (11). O animal foi encontrado depois que um pedestre acionou o Corpo de Bombeiros ao avistar o animal na rua.
O caso foi registrado na Avenida Araras, no Bairro Jardim 2.
Segundo os bombeiros, a cobra mede cerca de 3,5 metros de comprimento. O animal foi solto em uma área de mata às margens da BR-163.
Na quarta-feira (10), outra jiboia foi capturada no município. O animal foi encontrada dentro de uma residência.
Segundo a moradora, a cobra entrou na casa depois de subir pelo padrão de energia. O réptil também foi resgatado e solto numa região de mata.
Jiboia
É uma cobra grande podendo chegar até 4m de comprimento, sendo a cauda curta e menor que 15% do comprimento do corpo.
A dentição é áglifa (sem dentes injetores de veneno). Para alimentar-se, mata as presas por constrição, enrolando-se na presa, apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram
A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.
Ela pode utilizar as árvores e arbustos e também tem hábito terrícola. O famoso “Bafo de Jiboia” nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som característico. Uma reação que vem, muitas vezes, acompanhada do “bote”. Possui atividade noturna.