Jiboia de 3,5 metros é resgatada ao tentar atravessar avenida em Nova Mutum

Segundo os bombeiros, a cobra mede cerca de 3,5 metros de comprimento. O animal foi solto em uma área de mata às margens da BR-163.

Fonte: TV Centro América

1 107
Foto: TVCA/Reprodução

Uma jiboia foi resgatada ao tentar atravessar uma avenida em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, na quinta-feira (11). O animal foi encontrado depois que um pedestre acionou o Corpo de Bombeiros ao avistar o animal na rua.

O caso foi registrado na Avenida Araras, no Bairro Jardim 2.

Segundo os bombeiros, a cobra mede cerca de 3,5 metros de comprimento. O animal foi solto em uma área de mata às margens da BR-163.

Na quarta-feira (10), outra jiboia foi capturada no município. O animal foi encontrada dentro de uma residência.

Segundo a moradora, a cobra entrou na casa depois de subir pelo padrão de energia. O réptil também foi resgatado e solto numa região de mata.

Jiboia

É uma cobra grande podendo chegar até 4m de comprimento, sendo a cauda curta e menor que 15% do comprimento do corpo.

A dentição é áglifa (sem dentes injetores de veneno). Para alimentar-se, mata as presas por constrição, enrolando-se na presa, apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram

A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.

Ela pode utilizar as árvores e arbustos e também tem hábito terrícola. O famoso “Bafo de Jiboia” nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som característico. Uma reação que vem, muitas vezes, acompanhada do “bote”. Possui atividade noturna.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!