Uma equipe do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), realizou nesta semana a inspeção da bancada de ensaios de hidrômetros da concessionária Água Guariroba de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Ao todo, duas bancadas de 10 posições foram examinadas conforme a vazão e as medidas de volumes usadas para verificações dos hidrômetros.
“Fomos chamados pela empresa concessionária de água para conferir se o equipamento de verificação está funcionando de forma correta. E após a conclusão dos ensaios “in loco” certificamos a regularidade do serviço prestado”, destaca o presidente do Ipem-MT, Bento Bezerra.
O Ipem mato-grossense é um dos institutos de pesos e medidas brasileiros autorizados a efetuar esse tipo de atividade em todo país, inclusive os técnicos aguardam agenda para fazer a inspeção de bancadas de hidrômetros nos estados do Piauí e Alagoas.
Hidrômetro
O hidrômetro é o instrumento utilizado para medir o volume do consumo de água em um local e a irregularidade do aparelho pode acarretar o aumento do valor da fatura mensal do serviço.
Em caso de dúvida, o consumidor pode solicitar o serviço à concessionária de água, que irá retirar o equipamento e levará ao Ipem para fazer análise do equipamento.
Em Mato Grosso, o teste que é agendado e pode ser acompanhado pelo proprietário do hidrômetro.