O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) apreendeu 50 brinquedos irregulares durante a Operação Criança Segura, conforme relatório divulgado nesta quarta-feira (16). A operação, realizada entre 23 e 27 de setembro, teve como objetivo fiscalizar produtos voltados ao público infantil, especialmente aqueles comercializados no período do Dia das Crianças.
Entre as principais irregularidades encontradas nos brinquedos apreendidos estavam peças inadequadas para a faixa etária indicada, ausência do selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou, em alguns casos, uso de selos falsificados.
Ao todo, a operação fiscalizou 3.233 produtos, entre brinquedos, berços infantis, bicicletas infantis, cadeiras de alimentação e carrinhos para crianças. Desses, 68 itens foram reprovados, sendo todos eles brinquedos. Dos brinquedos irregulares, 50 foram apreendidos, enquanto os demais 18 receberam advertências e foram reprovados.
As mercadorias apreendidas passarão por um processo administrativo para identificar os responsáveis pela fabricação, importação e comercialização dos itens irregulares, e, ao final, serão destruídas para evitar que retornem ao mercado.
O diretor do setor de controle de qualidade do Ipem-MT, Bento Bezerra, destacou a importância dos cuidados dos responsáveis ao adquirir brinquedos para crianças. “Os adultos devem estar atentos à faixa etária indicada na embalagem e verificar se o produto tem o selo do Inmetro, garantindo assim a segurança dos pequenos”, alertou Bezerra.
A Operação Criança Segura é a sexta realizada pelo Ipem-MT em 2024. As operações anteriores incluíram a “Aulas Seguras” (janeiro), “Ambiente Seguro” (abril), “Energia Segura” (junho), “Férias Seguras” (julho) e “Eficiência Energética” (agosto). Uma nova operação está prevista para dezembro, com foco na fiscalização de brinquedos e adereços natalinos.