Já está em fase de conclusão o procedimento para aquisição de 60 equipamentos para o laboratório de informática da Escola Municipal São Domingos, no bairro Morada do Bosque, em Sorriso. Oriundos de uma emenda no valor de R$ 350 mil destinada pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), os equipamentos tecnológicos contribuirão no processo de aprendizagem de 1,3 mil alunos do 3º ao 7º ano.
Na avaliação do parlamentar, o advento da pandemia, consolidado com o fenômeno da globalização, trouxe novos desafios no que concerne a elaboração de políticas educativas.
“Há pouco tempo a educação se restringia à capacitação de profissionais e investimentos em infraestrutura. Hoje o conceito é muito mais amplo. A criação de políticas públicas precisa levar em consideração as mudanças sociais, e a inserção da tecnologia da computação faz parte desse processo de aprendizagem”, observou Dal Molin durante uma visita técnica ao local.
Opinião semelhante tem a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler. Segundo a educadora, “desde que começou a ser instalado, o laboratório de informática tem atraído a atenção dos estudantes”.
“Todo o projeto foi desenvolvido com a finalidade de incluir a tecnologia na rotina de vida deles [alunos]. As salas de aula são equipadas com lousas interativas, o que torna a leitura muito mais agradável. Outra novidade é a sala de robótica que está em fase de conclusão (…). Nosso objetivo é que os alunos sintam e aproveitem o resultado desses investimentos proporcionados com apoio do deputado Xuxu Dal Molin”, assinala.
Diretor da instituição de ensino, David dos Santos Nascimento, também não escondeu o entusiasmo ao falar dos investimentos na área da educação.
“A educação é o pilar de tudo. Nossa responsabilidade como educador vai muito além de transmitir conhecimento, nós precisamos preparar essas crianças para o futuro”, afirma.
O gestor aproveitou a visita técnica para apresentar as medidas de biossegurança implementadas pela unidade escolar onde trabalham cerca de 100 profissionais.
“Seguimos todos os protocolos de biossegurança. Eu sou um funcionário público concursado e não posso fraquejar. As festas, os shows continuam e porque a escola tem que fechar?”, questionou.
“A verdade é que nossos alunos já estão condicionados à pandemia. Eles conhecem e, diferente dos adultos, respeitam as medidas restritivas. Isso torna o ambiente escolar seguro, exemplo disso é que não tivemos surto de covid em nenhuma escola de Sorriso”, complementa Nascimento.