Três pessoas abordadas em posse de veículos de origem ilícita e com sinais de adulteração foram presas em flagrante, na quinta-feira (22.04), em ação conjunta da Polícia Civil, realizadas pelas equipes das Delegacia Regionais de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) e Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte), e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os veículos de alto valor de mercado, sendo um Honda HRV e Jeep Compass, foram abordados na BR 364, Km 200, em momentos distintos, sendo o primeiro conduzido por um homem e o segundo ocupado por duas mulheres e uma criança.
Em verificação preliminar foi constatado que os veículos são produtos de roubo/furto e estavam com sinais de adulteração no chassi e motor. No momento da abordagem, os suspeitos apresentaram documentos falsos dos respectivos veículos.
Questionada, a condutora do Jeep Compassa disse que buscou o veículo na Rodoviária do Rio de Janeiro (RJ), a pedido do marido (não localizado). Segundo as investigações, os dois veículos viajavam juntos, porém com uma pequena diferença de tempo para dificultar o trabalho de fiscalização policial.
Os trabalhos identificaram um quinto suspeito envolvido com o grupo criminoso, que está no Rio de Janeiro e que teria a função de adulteração dos veículos e falsificação dos documentos. Os três suspeitos flagrados com os veículos, na quarta-feira (22), tinham a função de trazer os carros para Mato Grosso, onde seriam trocados por drogas.
Uma das mulheres presas é esposa do suspeito responsável pela falsificação dos veículos e que está com o mandado de prisão em aberto pela Comarca de Tangará da Serra. Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Tangará da Serra onde foi lavrado o flagrante.
Os suspeitos responderão pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, falsificação de documento particular, uso de documento falso e organização criminosa. A criança que estava com os suspeitos foi entregue ao Conselho Tutelar de Rondonópolis.