Instituto Nefrológico de Sorriso inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Fonte: CENÁRIOMT

Instituto Nefrológico de Sorriso inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume
Instituto Nefrológico de Sorriso inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!