Instituição é a primeira do Estado a incorporar a novidade
A partir de agora, os pacientes oftalmológicos de Cuiabá podem ter acesso ao que há de mais moderno em cirurgias da visão. Isso porque o Instituto de Olhos acaba de adquirir um equipamento de tecnologia 3D que está mudando a forma como as cirurgias de catarata e retina são realizadas no mundo todo. O Instituto de Olhos do Mato Grosso é a primeira instituição do Estado a incorporar esse tipo de tecnologia.
“Quando a tecnologia avança e traz benefícios, temos de revertê-los ao paciente, nosso principal foco”, afirma Dr. Herbert Almeida, diretor do Instituto. Segundo ele, com a nova tecnologia, é possível diminuir o tempo das cirurgias e trazer mais conforto aos pacientes.
O equipamento possibilita a visão do olho em profundidade e traz ganhos diversos, como a visualização de microestruturas antes não visualizadas e maior conforto ao cirurgião, que não precisa mais curvar-se ao microscópio, mas utilizar os óculos como nas salas de cinema – resultando em seu melhor desempenho e, consequentemente, na melhor recuperação do paciente.
O novo aparelho, chamado NGENUITY®, transmite a imagem por meio de uma câmera de longo alcance, com alta resolução, exibida em uma tela de 55 polegadas, onde é possível ter a visão perfeita do olho operado, resultando no sucesso dos procedimentos. O NGENUITY® é fabricado pela Alcon, líder global em cuidados oftalmológicos, e vem sendo incorporado pelas principais instituições médicas do país.