crime Ambiental cometido pela Vale no município de Brumadinho (MG) fez com que os habitantes de Cuiabá e região revisitassem um antigo medo: a possibilidade de rompimento na barragem do Manso. Publicação antiga está viralizando como se fosse uma informação atual.
Reportagem datada de 2006 com o título “Manso coloca 5 cidades em alerta” está sendo compartilhada nas redes sociais. Na ocasião, o jornal A Gazeta divulgou que Barão de Melgaço, Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Rosário Oeste estavam em alerta.
Segundo noticiado, no dia 19 de março de 2006 uma das comportas da Usina de Manso teve de ser aberta para evitar que o lago transbordasse, o que geraria o rompimento da barragem e, consequentemente, a inundação de várias cidades.
Conforme informações da administradora, atualmente a usina não apresenta riscos. Chance zero de uma tragédia. Localizada no rio Manso, principal afluente do rio Cuiabá, o empreendimento recém completou 18 anos, no dia 29 de dezembro de 2018. O reservatório abrange uma área de 427 km² nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia.