A indústria de Mato Grosso continuou em expansão no mercado de trabalho em setembro, registrando o segundo melhor desempenho entre os setores econômicos do estado.
De acordo com os dados do Novo Caged, analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Fiemt, o saldo de empregos formais foi de 611 postos, com 360 criados pela indústria e 251 pela construção civil.
Vanessa Gasch, gerente do Observatório da Indústria, destacou que o avanço da indústria local reflete sua resiliência e importância na economia regional. “Comparado a 2023, registramos um crescimento de 3,8% no saldo de empregos da indústria em setembro de 2024”, pontuou.
Segmentos com maior destaque em Mato Grosso
O setor de serviços manteve-se como o principal gerador de empregos no estado, com um saldo de 1.121 postos. Já o comércio, com saldo de 90, e a agropecuária, que apresentou uma perda de 99 postos, ocuparam a terceira e quarta posições, respectivamente.
No panorama geral, Mato Grosso registrou um saldo positivo de 1.723 empregos, com 51 mil contratações e 50 mil desligamentos. Esse crescimento representa uma variação de 0,18% em relação a agosto e uma elevação de 3,78% na comparação com setembro de 2023.
Principais atividades impulsionadoras
O bom desempenho da indústria foi impulsionado, principalmente, pelo setor de transformação, com destaque para a “Fabricação de produtos alimentícios”, que sozinha gerou 281 novos postos. A atividade de “Abate e fabricação de produtos de carne” também apresentou um saldo positivo, com 244 novas vagas. No segmento de construção, a área de “Serviços especializados para construção” registrou um saldo de 155 empregos.
Esses dados reforçam o papel da indústria mato-grossense no crescimento econômico do estado, que se consolida como um dos principais pilares do mercado de trabalho local.