Indígenas de sete aldeias de Mato Grosso receberam 102 títulos eleitorais nessa sexta-feira (27). A entrega foi feita pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso na região de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), os servidores distribuíram os títulos na Aldeia Capivara.
Os documentos entregues pertencem aos eleitores que residem nas aldeias de Paksamba, Pequizal, Alto da Glória, Capivara, Paranavaí, Diauarum e Kamicap, todas em São Feliz do Araguaia.
Com a entrega dos títulos, a Justiça Eleitoral conclui um trabalho que teve início em abril deste ano, quando realizou um mutirão de atendimento na Aldeia Capivara, da etnia Kayabi, Parque Indígena do Xingu.
Na ocasião, para chegar até a comunidade indígena, os servidores utilizaram-se de transporte fluvial (3 a 5 horas de navegação), partindo do ponto isolado na Terra indígena Kapoto Jarina. O tempo total de viagem, incluindo estrada e parte fluvial, foi de aproximadamente 30 horas.
Segundo o TRE, foi a primeira vez que a Justiça Eleitoral realizou esse trabalho na região extremamente isolada.
A 15ª Zona Eleitoral contempla, além São Félix do Araguaia, os municípios de Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio, sendo responsável por quase 15 mil eleitores.