Trinta e uma pessoas alvo da operação Constantine, da Polícia Civil de Água Boa, foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual pelos crimes de promoção, constituição, financiamento ou integração ao tráfico de drogas.
A operação foi realizada no mês de dezembro de 2020 e deu cumprimento a 35 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de buscas e apreensão domiciliar expedidos pela 7ª Vara Criminal de Combate ao Crime Organizado de Cuiabá, após representação do coordenador de inteligência de Água Boa, delegado Gutemberg de Lucena Almeida.
As investigações, que resultaram na desarticulação do grupo criminoso, iniciaram em 2019 e identificaram membros da associação composta por detentos de unidades prisionais de Mato Grosso e outras pessoas, até então em liberdade, que se valiam do status da facção para atuar com o tráfico de drogas.
As investigações apuraram ainda que o núcleo da organização investigada controlava o tráfico em Água Boa, realizando o tabelamento de preços de drogas como maconha e cocaína e o controle de boa parte dos pontos de venda e comercialização de drogas.