Incêndios devastam o Xingu e ameaçam povos indígenas de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Incêndios devastam o Xingu e ameaçam povos indígenas de Mato Grosso
Incêndios devastam o Xingu e ameaçam povos indígenas de Mato Grosso Foto: Reprodução

Uma gigantesca cortina de fogo se alastrou por Mato Grosso, transformando o céu em um cenário apocalíptico. Desde o dia 17 de agosto, as chamas avançam descontroladamente entre os municípios de São José do Xingu e São Félix do Araguaia, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, principalmente os povos indígenas do Parque do Xingu.

Na última quinta-feira (12), a situação se agravou com a formação de uma extensa barreira de fogo, que se estende por cerca de 20 a 30 quilômetros. A fumaça tóxica proveniente das queimadas compromete a qualidade do ar e a saúde da população local, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente.

A Fepoimt (Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso) alerta que, até o momento, 41 terras indígenas já foram atingidas pelas chamas. A Defesa Civil, por sua vez, informa que cerca de 40 brigadistas estão atuando na região para tentar controlar o fogo, mas a tarefa é árdua e exige um esforço conjunto de diversas instituições.

A Prefeitura de São José do Xingu, um dos municípios mais afetados, trabalha em conjunto com os brigadistas e o Corpo de Bombeiros para combater as chamas e minimizar os danos. No entanto, as condições climáticas secas e ventos fortes dificultam o trabalho dos bombeiros e agravam a situação.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).