Um incêndio no Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG) em Sorriso, ocorrido no dia 12 de outubro, apresenta indícios de ação criminosa, de acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O sargento BM Alberto dos Santos, coordenador da Compdec, explicou que o fogo começou na lateral do depósito, algo que sugere intenção deliberada, pois o local não apresentava sinais de fumaça ou combustão poucas horas antes do incidente.
Após constatar as evidências, a Defesa Civil elaborou um relatório com imagens e dados, além de registrar um boletim de ocorrência. O material será encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e à Promotoria Pública, junto com o relatório das ações de controle realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
“Estamos empenhados em conter os focos de incêndio, mas é preocupante que novos focos tenham surgido desde o dia 12”, afirmou o prefeito Ari Lafin, que lamentou a possível origem criminosa do fogo, classificando o episódio como um “grave crime ambiental”.
Equipes de diversas secretarias municipais e do Corpo de Bombeiros se reuniram no dia 18 de outubro para coordenar os próximos passos e definir estratégias para controlar a situação e iniciar a recuperação da área afetada. O prefeito destacou a importância da ação integrada e anunciou que o DMEG será fechado gradativamente, com planos de recuperação do espaço.
Apesar dos focos de incêndio ainda persistirem, o recebimento de resíduos no DMEG foi retomado a partir desta sexta-feira (18), de forma limitada e em horário reduzido, das 7h às 13h.