Nesta segunda-feira (03.06), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para combater um incêndio em uma usina de energia fotovoltaica situada na MT 344, km 2, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
Ao chegar ao local, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) constatou que o incêndio havia começado na casa de inversores, especificamente em um painel elétrico da usina. Para acessar a área afetada, os bombeiros precisaram cortar o cadeado do portão de entrada utilizando um equipamento corta-frio.
Para controlar as chamas, foram utilizados extintores de pó químico, aplicando a técnica de abafamento. Após extinguir o incêndio, a equipe realizou o rescaldo, que é o processo de eliminação de focos remanescentes para garantir que o fogo não reinicie.
Os bombeiros também forneceram orientações preventivas aos responsáveis pela usina, com o intuito de evitar futuros incidentes. Felizmente, não houve feridos.
A rápida resposta e as ações eficazes do CBMMT foram fundamentais para minimizar os danos e garantir a segurança da instalação e das pessoas envolvidas.