Incêndio em agência de turismo em Mato Grosso deixa três mortos

Vítimas tentaram se abrigar no banheiro, mas acabaram asfixiadas e carbonizadas; causas do incêndio seguem em investigação

Fonte: CenarioMT

homens morrem carbonizados sorriso 870x570 1
Foto: R9News

Na madrugada deste domingo (10/11), um trágico incêndio em uma agência de turismo, localizada, em Sorriso, região norte de Mato Grosso, deixou três homens mortos. As vítimas foram identificadas como Flávio Alves da Silva, de 33 anos, Rivaldo Oliveira Lopes, de 26 anos, e Anselmo dos Santos Beserra, de 36 anos. Todos os três foram encontrados sem vida dentro do banheiro do estabelecimento, que servia como alojamento temporário para passageiros que aguardavam viagens.

De acordo com informações de testemunhas, o fogo começou de forma abrupta, por volta das 3h40. Policiais militares que estavam em patrulha pela região avistaram as chamas e rapidamente acionaram o Corpo de Bombeiros. Populares relataram ouvir gritos desesperados vindos do interior do prédio, o que levou os policiais a tentarem, inicialmente, acessar o local antes da chegada dos bombeiros.

Quando a equipe de resgate conseguiu controlar as chamas, encontrou os corpos das vítimas dentro de um banheiro. Segundo Corpo de Bombeiros, os três homens tentaram se proteger do fogo se refugiando no banheiro. Uma das vítimas, em uma tentativa desesperada de reduzir o calor e salvar suas vidas, chegou a ligar o chuveiro, mas o esforço foi em vão. As vítimas acabaram morrendo por asfixia antes de serem parcialmente carbonizadas pelas altas temperaturas.

Ainda segundo relatos de conhecidos das vítimas, todos haviam planejado viajar para o Maranhão na próxima terça-feira (12). O local onde ocorreu o incêndio era utilizado como alojamento pela agência de turismo, que oferece pernoite aos passageiros antes do início de suas viagens.

Após o controle do incêndio, a Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para investigar as causas do sinistro. A equipe pericial agora trabalha para determinar o que deu início ao incêndio, bem como para esclarecer possíveis falhas que possam ter contribuído para a tragédia.

O cenário encontrado pelos bombeiros evidencia que o fogo se espalhou rapidamente, sem dar chance para que as vítimas pudessem escapar. O uso do banheiro como refúgio é comum em situações de incêndio, mas, infelizmente, o acúmulo de fumaça e a falta de ventilação podem transformar esses espaços em armadilhas fatais.

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação formal e liberação para as famílias. Parentes das vítimas, em choque, aguardam respostas sobre o que teria causado o incêndio, que interrompeu tragicamente os planos de retorno ao Maranhão.

Agora, a investigação se concentra em determinar a origem das chamas e se houve alguma falha na estrutura do prédio ou nos procedimentos de segurança da agência de turismo. A tragédia levantou questionamentos sobre as condições dos alojamentos temporários oferecidos por empresas do setor, especialmente no que se refere à segurança contra incêndios.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.