IFMT define seleção de candidatos por sorteio pela internet por causa da pandemia da Covid-19

Pró-reitor do IFMT diz que a mudança é uma forma democrática de todos os alunos participarem do processo seletivo.

Fonte: Por José Pereira, TV Centro América

ifmt lucas

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) decidiu que vai mesmo sortear as vagas entre os candidatos do ensino médio integrado e não fazer processo seletivo, como acontece todos os anos.

A alteração no sistema de acesso à escola é parte das medidas de prevenção contra a pandemia, mas deixou pais e estudantes insatisfeitos. O sorteio será feito pela internet.

As mudanças no processo seletivo são para 2021. Os alunos que pretendem cursar o ensino médio do IFMT, um dos mais concorridos do estado, serão selecionados por meio de sorteio eletrônico que deve ser feito no início do ano que vem.

Ao todo, 60% das vagas são destinadas a estudantes que fizeram o ensino fundamental e médio em escolas públicas.

Segundo o pró-reitor do IFMT, Carlos Câmara, a mudança foi necessária por causa da pandemia e essa seria uma forma democrática de todos os alunos participarem do processo seletivo.

A mudança no processo seletivo acontece também aos alunos que desejam os cursos de graduação do IFMT os candidatos devem ser selecionados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelo histórico escolar de cada um.

O aluno poderá usar as notas do Enem de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 para 70% das vagas.

O restante será destinado aos candidatos que optarem pela avaliação escolar.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.