Nesta sexta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou mais um desdobramento do Censo Demográfico, destacando informações sobre o sexo e a idade dos habitantes. De acordo com os dados revelados, Mato Grosso e Roraima são os dois estados do Brasil que apresentam a maior proporção de homens em relação às mulheres.
Com base nos números do último Censo, Mato Grosso possui uma população total de 3.658.813 habitantes. Deste montante, 1.840.382 são homens, o que significa que 50,3% da população mato-grossense é composta por homens.
No cenário nacional, o Brasil, de forma geral, é uma nação com uma maioria feminina, onde as mulheres superam numericamente os homens em todas as regiões do país. No entanto, quatro estados fogem a essa tendência, destacando-se por ter um número maior de homens: Mato Grosso, Roraima, Tocantins e Acre.
No que diz respeito ao contexto da região Centro-Oeste, que, proporcionalmente, possui a maior porcentagem de mulheres (50,8% da população), Mato Grosso continua a se destacar como uma exceção, mantendo uma predominância masculina.
Comparativamente ao Censo anterior, realizado em 2010, é possível observar uma redução no número de homens em relação às mulheres em todas as grandes regiões do Brasil.
Diferenças entre os Municípios
Entre os municípios de Mato Grosso, Nova Bandeirantes se sobressai como aquele que apresenta a maior razão de homens em relação às mulheres, ou seja, possui uma proporção mais significativa de homens. Em contrapartida, Cuiabá, a capital do estado, é o município que registra a menor proporção de homens, evidenciando a predominância da população feminina em relação à masculina.
Cuiabá, com uma população de 650.877 habitantes, está dividida entre 334.884 mulheres e 315.993 homens.
Idade da População
A idade média dos habitantes de Mato Grosso é de 32 anos, situando-se, portanto, abaixo da média nacional. Roraima, com uma média de 26 anos, possui a população mais jovem, enquanto o estado do Rio Grande do Sul, com uma média de 38 anos, detém a população com maior idade média.
A faixa etária de 40 a 44 anos concentra a maior parte da população do Centro-Oeste, seguindo a tendência do restante do país. Por outro lado, a faixa etária de 85 a 100 anos abriga a menor parcela da população, representando apenas 7,7%. Esse valor é superado apenas pelos estados do Pará (7,3%), Acre (6,3%), Amazonas (5,9%), Amapá (5,5%) e Roraima (5,1%).