O Sistema Nacional de Empregos (Sine-Sinop) abriu o mês de junho com a oferta de uma grande oportunidade para um grupo de mulheres que já frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e que estão em busca de uma oportunidade de emprego.
A capacitação profissional consiste em um curso de camareira que visa ensinar todo o funcionamento de um hotel. “A grande dificuldade que o Sine tem de colocar no mercado de trabalho é por causa da falta de qualificação profissional do candidato, por isso estamos investindo em treinamento”, ressaltou a coordenadora do Sine, Vanda Saltarelli, ao revelar que algumas mulheres que melhores se saírem no curso serão indicadas para o trabalho. “Já temos dois hotéis querendo contratar”.
Para a Roseli Correia da Silva, essa é uma grande oportunidade. Ela que já trabalhou em motel e que, agora, está desempregada, não vê a hora de voltar para o mercado de trabalho. “Sei que ser camareira é muito mais que arrumar uma cama. Além do que, trabalhar fora é como uma terapia, além de termos o nosso dinheirinho, conhecemos novos problemas e, quando a gente vê que nosso problema não chega nem perto, a gente fica bem aliviado”, pontua ao ressaltar que, por efeito da pandemia, está há um ano e meio sem trabalho.
A personal organizer, Elaine Fernandes, que é quem está ministrando o curso, revela que os ensinamentos vão muito além de arrumar uma cama. “As alunas sairão sabendo tudo sobre hotel. Elas aprenderão sobre turismo e tipos de hotel que podem ir de duas até seis estrelas, por exemplo, variando entre pousadas e o padrão internacional”, explica ao salientar que, aprenderão, inclusive, função de copeira.
O curso está sendo ministrado no hotel Transamérica e, quando chegarem à parte prática, as alunas conhecerão toda a sua rotina e funcionamento diário. Elas aprenderão os vários tipos de dobra de lençol, toalha à como servir ou se comportar diante de um hóspede. A previsão de duração é até o final da próxima semana.