A Prefeitura de Sorriso através da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou no fim de semana, a mudança da estrutura do Hospital de Campanha para o prédio do AME, (Ambulatório Multiprofissional Especializado). O objetivo é ampliar o número de leitos para atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19. Na estrutura do Posto central eram disponibilizados apenas cinco leitos, com a mudança o Hospital de Campanha passa a ter 10 leitos já prontos sendo uns deles um leito de estabilização, e sala de raio-x e exames laboratoriais.
“Este leito de estabilização é para os casos onde o paciente em situação mais grave, fica monitorado e estabiliza até a transferência, para um hospital para internação. Além desses que já estão prontos, temos espaço no AME que é possível habilitar outros cinco leitos ainda,”, explicou o enfermeiro Devanil Barbosa.
Além dos novos leitos o Hospital de Campanha ganho também uma Câmara de Desinfecção, que foi doada por empresários que estão apoiando a luta contra o Coronavírus.
“Essa Câmara de Desinfecção é muito importante, pois diminuir o potencial de contaminação dos profissionais que está paramentado com os EPIs e também de evitar que eles levem pra casa o vírus. É um equipamento de biossegurança,” ressaltou o Barbosa.
O Hospital de Campanha atende cerca de 350 pessoas por dia, com uma média de 200 consultas e 150 coletas de exames/testes para Covid-19.
“Nós somos um dos municípios que mais faz exames e testes para Covid-19 na população, pois precisamos saber as pessoas que precisam ser acompanhadas pela nossas equipes externas. Temos cerca de 1350 pessoas que são acompanhadas em casa com sintomas da Covid-19, mas temos também 213 pessoas que venceram a doença”, disse o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.
Ainda segundo o secretário um novo espaço esta sendo criado para agilizar os atendimentos e evitar aglomeração.
“Estamos viabilizando uma parte da estrutura da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt , para fazermos a coleta de exames, como isso agiliza a coleta e diminui a aglomeração, pois o usuário passa com o médico no Hospital de Campanha que agenda o exame e já vai fazer a coleta no espaço da escola que fica bem em frente”, ressaltou Marchioro.