Um homem identificado como João Ferreira da Silva foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 6h50, na rua Colonizador Ênio Pipino, em frente a um hotel no bairro Santa Mônica, em Sinop. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas apenas puderam constatar o óbito. O corpo ficou caído na entrada do estabelecimento.
Conforme apurado, João havia deixado recentemente a Penitenciária Ferrugem, onde cumpria pena pelo assassinato do menino Bruno Aparecido dos Santos, de 9 anos, crime que chocou a cidade em outubro de 2005. Ele também tinha condenação por atentado violento ao pudor contra outra criança.
Ação dos suspeitos registrada por câmeras
Imagens de segurança mostram a movimentação de ao menos dois suspeitos. Um deles, usando moletom, máscara e boné, entra na recepção do hotel e sai em seguida. Minutos depois, João aparece deixando o interior do hotel, momento em que um segundo suspeito chega.
Ele é rendido por um dos criminosos, que verifica algo — possivelmente para confirmar sua identidade — e logo dispara. Após os tiros, os dois homens fogem. No local, foram encontradas pelo menos três cápsulas de arma de fogo.
Perícia e investigação
Equipes da Politec e da Polícia Civil estiveram na cena do crime realizando os procedimentos de perícia. Após a conclusão dos trabalhos, o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia e identificação oficial.
Crime que marcou Sinop
João teve seu nome amplamente divulgado em 2005, quando foi preso após tentar violentar um menino de 12 anos em uma construção no bairro Nossa Senhora Aparecida. Durante as buscas, a polícia encontrou pistas que levaram ao corpo do garoto Bruno, que estava desaparecido havia dias. João confessou o homicídio e indicou o local em que havia enterrado a vítima.
O caso ganhou grande repercussão e mobilizou cerca de 500 pessoas, que tentaram invadir a delegacia para linchá-lo. Ele chegou a fugir após ser transferido para Cuiabá, mas foi recapturado horas depois. Em 2008, foi condenado a 42 anos de prisão, além de outras penas relacionadas a crimes sexuais.
A Polícia Civil agora trabalha para identificar e localizar os suspeitos da execução desta manhã. A motivação ainda será investigada.





















