Um auxiliar de serviços gerais morreu nessa segunda-feira (8) com sintomas de Covid-19, em Cuiabá. A família afirmou que o paciente não respeitava o isolamento social e a orientação é que quem teve contato com ele deve fazer o teste para verificar se houve contaminação.
Luís Lopes de Jesus, de 62 anos, estava acima do peso. Ele começou a ter sintomas no dia 15 de maio e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pascoal Ramos. Foi atendido e encaminhado para casa com o diagnóstico de pneumonia.
Ele estava com dificuldades para respirar, mas ficou uma semana em casa isolado em tratamento como foi prescrito pelo médico.
Após uma semana, um dos filhos o levou para a UPA. Foi feito o teste e o resultado deu pneumonia por Covid-19. Foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Cuiabá (HMC) no dia 31 de maio e colocado em respiração mecânica.
O quadro de Luís estava estável, mas foi se agravando até segunda-feira (8) quando veio a óbito, por volta de 7h. A família só foi informada às 13h e o enterro será nesta terça-feira (9).
O enteado dele, Edmar de Lima Rosa Santos, afirmou que Luís morava sozinho, mas não respeitava o isolamento social. Nisso, duas irmãs de Luís se contaminaram.
Ele era muito conhecido por frequentar e fazer a limpeza da Igreja Assembléia de Deus do Bairro Grande Terceiro nos finais de semana.
Nesse momento em que estava com suspeita teve contato com pessoas da igreja. Edmar diz que não recebeu nenhuma orientação sobre os cuidados que deve tomar agora e que não testaram outros familiares.
“Até agora, não houve nenhuma recomendação de nenhum órgão de saúde para os que tiveram contato com ele. Eles falam que só se estiver internando no hospital para fazer o teste. Ele teve contato com muita gente, podem ter se contaminado”, afirma Edmar.