Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira (19) após atear fogo em uma área próxima a um condomínio residencial, em Várzea Grande, Mato Grosso. A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) recebeu a denúncia e, com base em um vídeo que mostrava o indivíduo iniciando as chamas, conseguiu identificá-lo e prendê-lo em sua chácara.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas que se alastraram rapidamente, colocando em risco os moradores da região. As imagens do vídeo, que circulam nas redes sociais, mostram a fumaça intensa e a preocupação dos vizinhos com a proximidade do fogo às residências.
Em depoimento, o suspeito confessou ter iniciado o incêndio alegando que o mato estava alto e colocava sua vida em risco. No entanto, o delegado da Dema, Pablo Carneiro, ressaltou que a prática de queimadas é crime e coloca em risco a vida de pessoas e o meio ambiente.
“Qualquer incêndio, seja em área urbana ou rural, configura crime ambiental e pode gerar consequências graves, como a perda de biodiversidade, a poluição do ar e o risco de incêndios maiores”, afirmou o delegado.
O homem foi autuado em flagrante pelo crime de incêndio urbano, previsto no artigo 250 do Código Penal, e encaminhado para audiência de custódia. A pena para este crime pode variar de 3 a 6 anos de prisão.