Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) flagraram um proprietário rural pescando ilegalmente em Barra do Bugres, a 167 km de Cuiabá, ontem, quarta-feira (10). O homem foi preso em flagrante com 24 kg de pescado, uma espingarda e munições.
De acordo com a PM, os militares realizavam patrulhamento de rotina quando receberam uma denúncia de que um grupo estava realizando pesca predatória durante a piracema, período de defeso da pesca no Brasil.
Saiba como identificar sites falsos e se proteger para não cair em golpes
No local da denúncia, os policiais abordaram o suspeito, de 54 anos, que se identificou como proprietário da área. Em busca pelo local, as equipes apreenderam uma espingarda calibre 28, nove munições, dois peixes da espécie cachara e um pintado.
À PM, o suspeito afirmou não possuir o registro da arma, bem como autorização para o pescado. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Pesca predatória
A pesca predatória é um crime ambiental que consiste na captura de peixes em período de defeso, com o uso de técnicas proibidas ou em quantidades superiores ao permitido. A prática pode causar danos irreversíveis à fauna aquática, afetando o equilíbrio do ecossistema.O período de defeso da pesca no Brasil é regulamentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em 2024, a piracema vai de 1º de novembro a 31 de março.
A importância da denúncia
A PM ressalta a importância da denúncia de crimes ambientais. A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.