Uma pessoa foi presa com 15 quilos de drogas escondidos em um veículo Gol, na BR-070, no município de Cáceres (a 234 km de Cuiabá). Durante a abordagem pelos policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), o condutor do veículo confirmou que transportava o entorpecente. A ação aconteceu no final da manhã deste domingo (03.03).
A droga estava escondida no encosto do banco traseiro e nas portas. Além da prisão e a apreensão da droga, o veículo também foi levado para a sede da Polícia Federal. O condutor deve responder por tráfico de drogas.
Neste ano, no período de primeiro de janeiro a 20 de fevereiro, as ações do Gefron nos 983 km de fronteira entre o Brasil e a Bolívia resultaram na apreensão de mais de meia tonelada de drogas (558,5 quilos). No mesmo período, 24 veículos foram recuperados e houve 28 registros de ocorrências.
O coordenador do Grupamento, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, disse que os resultados são reflexos da atuação integrada em toda faixa de faixa de fronteira.
“Desempenhamos várias ações com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal nas apreensões de drogas. Unimos forças para o combate ao tráfico. Atuamos também com outras instituições, a exemplo da Marinha do Brasil e o Exército, na fiscalização de pousos e decolagens de aeronaves em pistas clandestinas. Nossos profissionais estão empenhados e capacitados para desenvolver as atividades repressivas e preventivas na fronteira”, destacou.
Criado em 13 de março de 2002, o Gefron desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos. Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.
São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento, em Porto Esperidião.
Disque denúncia
O Gefron possui um telefone para denúncias anônimas. Qualquer informação que possa auxiliar as atividades policiais na fronteira pode ser repassada pelo contato 08006461402. O sigilo do denunciante é garantido.