Na última terça-feira (07), um homem com idade não identificada morreu durante uma queda de raio na zona rural de Mato Grosso. O fato ocorreu em Santa Cruz do Xingu.
De acordo com informações, a vítima estava catando raízes quando foi atingida. O homem ainda foi socorrido, porém, não resistiu aos ferimentos causados pelo raio e morreu.
FIQUE ATENTO (A)
A temporada de chuvas em Mato Grosso é marcada por diversas mortes causadas por quedas de raios. No ranking nacional que mostram os números, as principais vítimas são os trabalhadores rurais.
As circunstâncias em que essas fatalidades acontecem estão ligadas ao agronegócio (26%) e estar dentro de casa próximo à rede elétrica ou hidráulica (21%).
Também estão na lista atividades na água ou próximo a praias, rios ou piscinas (9%), embaixo de árvores (9%), em áreas cobertas que protegem da chuva, mas não dos raios (8%), em áreas descampadas (7%), próximo a veículos ou em veículo abertos (6%), em rodovias, estradas ou ruas, sem estar dentro de veículos (4%), próximo a cercas, varal ou similares (4%) e outros casos (6%). Não há registro de fatalidade dentro de veículos fechados.