Ontem, quinta-feira (15) o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) realizou o lançamento presencial do livro “História Natural de Mato Grosso”.
A obra aborda rochas, fósseis e artefatos arqueológicos como os elementos coletados por cientistas que ajudam a desvendar os mistérios escondidos em meio à natureza.
O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Caiubi Kuhn, um dos organizadores do livro, explica sobre a relevância da obra. “Esse material está fantástico. Nós organizamos o conteúdo de forma didática, interessante e atrativa. E, portanto, irá auxiliar professores, estudantes e até mesmo quem tem curiosidade em conhecer mais sobre a história de tempos remotos”, aponta.
O conteúdo foi organizado em nove capítulos, que abordam sobre o que é história natural, a geologia, as rochas e minerais, a paleontologia, a arqueologia, a biodiversidade, a geomorfologia, os solos e sobre os museus do estado. “As instituições museais são de suma importância, pois elas têm o papel de guardar, preservar, estudar e compartilhar conhecimentos. Por isso, é preciso garantir que os museus sejam amparados com recursos suficientes para se manterem funcionais, socialmente ativos e relevantes”, relata Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do MHNMT e autora do capítulo “História natural, museus e educação” .
Parte do conhecimento pré-histórico do estado de Mato Grosso (MT), salvaguardado de forma fragmentada em vários museus na capital e em outras regiões do estado estão no livro. A obra apresenta uma síntese com informações desde as primeiras expedições científicas realizadas no estado até dados e pesquisas recentes desenvolvidas por cientistas de diversas instituições.
O livro foi organizado em uma parceria entre a Associação dos Profissionais de Geologia do Estado do Mato Grosso (AGEMAT), a Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e a Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), com patrocínio master do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Com apoio do Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e Museu de Minerais, Rochas e Fósseis da UFMT.