A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou, nesta quarta-feira (18), a segunda fase da operação “Código Seguro”. O alvo é um homem de 35 anos, residente em São Paulo (SP), investigado por tentativas de acesso indevido ao sistema de consultas da Polícia Civil mato-grossense, utilizando credenciais vazadas.
A ordem de busca domiciliar foi expedida pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com base em investigações lideradas pelo delegado adjunto da DRCI, Gustavo Godoy Alevado. A investigação foi iniciada após a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da Polícia Civil identificar atividades suspeitas nos logs de acesso ao sistema, evidenciando tentativas de invasão com o uso de credenciais comprometidas.
A primeira fase da operação foi realizada em 17 de julho de 2024, nos municípios de Francisco Alves (PR), Sobral e Fortaleza (CE). Durante as ações, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, computadores, R$ 25 mil em espécie e outras mídias digitais. Esses materiais estão em análise, com autorização judicial, para extração de dados que possam contribuir com o avanço das investigações.
A delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, destacou a relevância da operação para garantir a segurança dos sistemas da Polícia Civil. “A operação Código Seguro é um marco na proteção dos dados da Polícia Civil e de outras instituições públicas. Continuaremos atuando com rigor para identificar e responsabilizar os envolvidos em tentativas de comprometer a integridade dos nossos sistemas”, afirmou a delegada.
A operação segue em andamento com o objetivo de desmantelar a rede responsável por crimes cibernéticos que ameaçam instituições públicas e privadas no estado e em outras regiões do país.