Hackathon em Mato Grosso: Maratona de inovação busca soluções para saúde pública

Maratona tecnológica reúne 100 participantes em Cáceres para criar soluções voltadas à saúde pública

Fonte: CenárioMT

Hackathon em Mato Grosso: Maratona de inovação busca soluções para saúde pública
Hackathon em Mato Grosso: Maratona de inovação busca soluções para saúde pública - Foto: Ascom / Seciteci

A cidade de Cáceres (Mato Grosso) sedia, a partir desta sexta-feira (11), a segunda edição do HackaMT – edição Pantanal, uma maratona de inovação promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O evento reúne programadores, designers e empreendedores com o objetivo de desenvolver soluções voltadas para a saúde pública do município.

A maratona tecnológica acontece até domingo (13) na Casa do Daveron, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sematur). A programação inclui palestras, oficinas, dinâmicas e rodas de conversa, com foco em estimular a criatividade dos participantes para resolver desafios reais da região.

Cerca de 100 inscritos foram organizados em equipes multidisciplinares, que terão o fim de semana para propor soluções inovadoras para a Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora do evento, Mari Borges, destaca que o tema desta edição é uma resposta direta às necessidades sociais da cidade.

A proposta vencedora receberá financiamento por meio de cinco Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico (BDT-3), com valor total de R$ 91,2 mil, para execução do projeto ao longo de 12 meses.

O HackaMT – edição Pantanal é realizado em parceria com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Prefeitura de Cáceres, Almáz Inovação e Parque Tecnológico Mato Grosso. O evento já passou por cidades como Água Boa, Querência e Nova Mutum, sempre adaptando o tema aos desafios locais.