Mato Grosso que registrou 37 mortes causadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas, zerou a fila de esperas por UTIs para Covid-19.
Segundo boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde deste domingo (25), o estado não possui pacientes na fila. [veja números no final da matéria]
O Estado registrava filas há cerca de 50 dias e chegou a ter mais de 200 pessoas em espera por tratamento intensivo.
Há sete dias, exatamente na segunda-feira (19), 33 pacientes estavam esperando por UTIs, já na última quinta-feira esse número caiu para zero e permaneceu até o último boletim informado.
Contudo, os dados variam de acordo com o cenário da pandemia e com a circulação de novas variantes, visto que os indicadores estão diretamente associados ao comportamento da população em relação ao vírus.
A intensificação da imunização também pode ter contribuído para a tendência de queda das taxas de contaminação, mas o epidemiologista pontua que o comportamento do vírus segue um padrão cíclico – por isso a importância do distanciamento social e das medidas de biossegurança.
Ontem, conforme o CenárioMT noticiou, Lucas do Rio Verde não possui vagas, a taxa está em 100%, ainda, segundo boletim 19 pacientes de Lucas estão internados em leitos de UTIs pelo estado. [Confira]