Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, a Guarda Civil Municipal – GCM, recebeu na manhã desta quarta-feira (14), o armamento necessário para atuar integrada as forças de segurança de Lucas do Rio Verde. Ao todo, 37 profissionais estão aptos a utilizar arma de fogo no decorrer de suas atribuições.
O processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela Gestão Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração. “Este é um momento histórico para a Guarda Civil de Lucas do Rio Verde e para a sociedade luverdense. A Guarda Civil Municipal vem para fortalecer, integrar ainda mais a segurança pública. Hoje nós estamos definitivamente colocando a guarda armada nas ruas”, aponta o secretário de Segurança, Cel. Marcos Cunha.
A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. “Podemos destacar que Lucas do Rio Verde cumpriu à risca todos os trabalhos e requisitos solicitados pelo Polícia Federal. Foi um trabalho em conjunto, de todo um time, que buscou essa legalidade para a Guarda Civil do município”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima.
O prefeito Miguel Vaz destacou que o Município tem feito o possível para atender a demanda por segurança pública, a exemplo da realização de concurso público que está em andamento para contratação imediata de 30 agentes e cadastro reserva de outros 30 profissionais. “A segurança pública é um dos pilares da administração, que recebe total atenção. Estamos com investimentos a exemplo do batalhão da Polícia Militar, da nova base do Corpo de Bombeiros, da criação do Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher, dentre outros. São R$30 milhões de reais, recursos do Município, investidos na segurança pública”, destaca o prefeito.
Para quem atua diretamente no atendimento à população, como o guarda Civil Municipal Pedro, a capacitação vai garantir melhor empenho do trabalho da guarnição nas ruas. “Passamos 30 dias em Cotia, estado de São Paulo, foram duas turmas daqui, passando por treinamento de manuseio de arma de fogo. Além disso, o estatuto do armamento exige que façamos uma requalificação anual o que é muito importante”, acrescenta o agente.
Durante o processo de qualificação da Guarda, em maio de 2023, aconteceu a Semana Jurídica, com orientação do Poder Judiciário e Procuradoria Municipal quanto ao uso de arma. A corporação recebeu ao todo, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.