Uma grávida diagnosticada com Covid-19 durante a gestação deu à luz em Sorriso, na região norte do estado, com 38 semanas devido às complicações causadas pelo novo coronavírus.
O parto de Andréia Aparecida de Lara, de 34 anos, estava previsto para acontecer no dia 24 deste mês. No entanto, para que o bebê fosse salvo, a equipe médica realizou uma cesárea de emergência nesta semana.
Logo após o nascimento de Davi, Andréia foi internada em estado grave em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da cidade.
A suspeita, segundo a família, é que a mãe tenha se contaminado durante as consultas do pré-natal.
A irmã de Andréia, Ana Paula de Lara Riva, contou que o bebê já fez o exame para saber se nasceu com Covid-19 e a família aguarda o resultado. Ele está internado na ala pediátrica e é acompanhado pela tia, que também já fez o exame e testou negativo.
Segundo Ana, a irmã começou a sentir os primeiros sintomas na 36ª semana de gestação. “Ela estava se queixando de febre e muita dor no corpo”, disse.
Ao ser levada para o hospital, Andréia fez uma tomografia e constatou que estava com 50% dos pulmões comprometidos. Os médicos começaram imediatamente o tratamento para Covid-19.
Durante a recuperação, a paciente teve uma embolia pulmonar e foi intubada. Apesar disso, o hospital informou à família que o atual estado de saúde dela é estável.
A vítima é casada e tem outro filho de 10 anos, mas, segundo Ana, ninguém da família está com sintomas e seguem isolados em casa.