O Governo Federal prorrogou para o dia 25 de janeiro, próxima sexta-feira, o prazo final para que as Secretarias de Saúde dos municípios de Mato Grosso lancem os dados colhidos em 2018, relativos ao perfil saúde, do Programa Bolsa Família no Estado.
O perfil é focado no acompanhamento de gestantes e crianças de 0 a 7 anos de idade por parte de equipes de saúde municipais. Atualmente, Mato Grosso possui 132 mil famílias neste perfil.
Até o início da semana passada, o Estado contava com algumas cidades abaixo da meta de acompanhamento mínima, que é de 30%, do então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Hoje, no entanto, todos os municípios mato-grossenses estão acima dos 30%.
É válido lembrar que uma pactuação realizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Saúde (SUS) deliberou que a meta de acompanhamento do perfil saúde seja de, ao menos, 73% em 2018/2019. O atual percentual de Mato Grosso é de 68%.
Exatamente por isso, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (Setas-MT) solicita que os municípios intensifiquem o acompanhamento, bem como a inserção dos dados no sistema, junto às Secretarias Municipais de Saúde, dada a intersetorialidade do Programa Bolsa Família.
Serviço
Caso as Secretarias municipais de saúde e prefeituras tenham dúvidas, a Setas, por meio da Superintendência de Inclusão Social (SIS), responsável pelo Programa Bolsa Família, está disponível para esclarecê-las nos telefones: (65) 3613-5745/(65) 3613-5755.