A situação de emergência devido à falta de água no município de Tangará da Serra (239km de Cuiabá) foi reconhecida pelo Governo Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (11).
O prefeito Fábio Junqueira decretou situação de emergência, no último dia 24 de novembro, por conta de uma “severa seca” que atinge todo o território, sendo ” a maior dos últimos anos”. Em razão disso, ele assinou um outro decreto obrigando a população a economizar água pelo período de 120 dias.
Com o reconhecimento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Tangará poderá ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas.
O apoio emergencial complementa à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário, inclusive em situações recorrentes como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
Todo ano a situação é a mesma em Tangará da Serra, mas conforme informações locais desde o ano passado o fim do período chuvoso vem deixando uma estiagem mais extrema, deixando até a principal represa fornecedora de água da cidade em poças d’água.
Outros sete municípios brasileiros também tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.