O Governo de Mato Grosso recebeu, em Nova Iorque, o prêmio “Segurança Alimentar” em reconhecimento da importância do trabalho realizado no Estado pela defesa do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, e de valorização dos povos originários.
O prêmio foi oferecido pelo Fashion 4 Development, instituição internacional que utiliza a moda como meio de transformação social e em apoio a iniciativas como “Every Woman, Every Child”, estratégia global para a saúde das mulheres e das crianças, liderada pelosul-coreano Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A cerimônia de premiação ocorreu durante evento promovido pelas Nações Unidas, na semana passada.
“É uma grande honra para o Governo de Mato Grosso receber esta premiação que reconhece o nosso trabalho entre tantos outros desenvolvidos no mundo todo e em áreas tão importantes. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, disse o vice-governador Otaviano Pivetta.
Nos Estados Unidos, o Governo do Estado cumpriu agenda na 15° edição da Semana do Clima (Climate Week NYC), um dos principais eventos globais direcionados ao debate das mudanças climáticas.
Conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, o Governo de Mato Grosso possui uma forte agenda de compromissos ambientais, a exemplo do programa Carbono Neutro MT, cuja meta é neutralizar as emissões de carbono na atmosfera até 2035, 15 anos antes da meta global, em 2050.
“Mato Grosso possui representativa mundial na produção de alimentos e um papel igualmente relevante na conservação de seus recursos naturais. É o maior produtor de alimentos do Brasil e o 4º maior produtor de grãos do mundo, se fosse um país; e ainda assim preserva 62% de seu território aliando produção e conservação com a inclusão de populações tradicionais”, completou.