O Governo de Mato Grosso anunciou nesta quinta-feira (11.01) que vai pagar aos servidores públicos estaduais a Revisão Geral Anual (RGA) integral no valor de 4,62%. O acréscimo já será incorporado ao salário do mês de janeiro, cujo pagamento ocorre no próximo dia 31.
Este será o segundo ano consecutivo que o estado aplica a RGA no primeiro mês do ano. A medida é comemorada pelos servidores, que terão um aumento real em seus salários.
“Tudo isso só é possível porque o Governo Mauro Mendes trabalhou muito para ajustar as contas públicas e garantir o equilíbrio fiscal do Estado”, afirmou o secretário de Planejamento de Gestão, Basílio Bezerra. “O governo e as contas públicas são tratados com responsabilidade para que não haja atrasos de salário e que servidores e população sejam atendidos com políticas públicas com eficiência”, ressaltou.
O Governo ao estabelecer o pagamento no valor máximo das perdas inflacionárias utilizou o IPCA que ficou em 4,62% ao invés do INPC, conforme previsto em lei, que foi de 3,71%.
A previsão para o pagamento nesse patamar já consta na Lei Orçamentária Anual, que está em discussão na Assembleia Legislativa.
O secretário de Planejamento de Gestão destacou que o pagamento da RGA integral é uma demonstração de respeito ao servidor público. “O governo respeita o servidor público ao recompor todas as perdas da inflação do ano de 2023, conforme estipulado na Lei da RGA”, afirmou.