O Governo de Mato Grosso, por meio da Desenvolve MT (Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso), participou do 2º Encontro de Mulheres de Negócios, em Tangará da Serra (251 km de Cuiabá). O evento reuniu mais de 100 empreendedoras em um dia dedicado ao empreendedorismo feminino, com exposição das empreendedoras do município no saguão do Centro Cultural, além de palestras e networking.
A Desenvolve MT apresentou a linha de crédito Mulher Empreendedora, programa voltado para as mulheres que pretendem fomentar os seus negócios.
A equipe da agência, representada pelas servidoras Julianna Castro e Livia Rabani, apresentou em um bate papo os programas de crédito que o Governo do Estado disponibiliza para os empreendedores, e esclareceu as dúvidas das participantes.
Temas importantes para potencializar o conhecimento das mulheres empreendedoras foram abordadas durante o encontro, que foi realizado na quarta-feira (23.11).
A empreendedora Tânia Fernandes Alves da Silva, proprietária da Tânia Sapatilhas, solicitou crédito com a Desenvolve MT para compra de matéria prima, participou do bate papo e contou a sua experiência no universo empreendedor, e como o crédito a ajudou a aumentar o seu estoque na sua loja.
“Na pandemia eu solicitei o crédito emergencial, que me ajudou em meu negócio, hoje eu vendo no varejo e no atacado para outros Estados. Minha empresa nasceu pequena na internet, demorei alguns anos para atingir um grau de maturidade, e hoje tenho uma loja de portas abertas para as minhas clientes”, contou Tânia.
O Sebrae de Tangará da Serra participou também do circuito de palestras, e trouxe informações sobre como melhorar o seu negócio, e lançou em parceria com a prefeitura o projeto Empreendedorismo é com Elas Mulheres de Negócios.
Durante seis meses serão atendidos 15 microempreendedores lideradas por mulheres que terá reunião mensal com troca de experiências, curso presencial de gestão financeira, gestão comercial, marketing digital e orientação sobre apresentação do produto tanto no digital quanto na loja física.
A palestrante Danyelle Coelho, do movimento #Somos Elas, trouxe dicas de como uma empreendedpra empoderada e atenta às transformações do mercado pode trazer bons resultados para o seu negócio.
O palestrante Leonadro Kozak, do Centro de Apoio ao Empreendedor (do CAE) de Sorriso, finalizou a noite com a palestra Cadê meu Lucro, em que sensibilizou o empreendedor a visualizar o seu negócio com mais clareza e planejamento.
“Quando vou nas empresas prestar consultoria, o empresário muitas vezes não sabe qual o lucro real do seu negócio, o meu objetivo aqui é fazer o empreendedor a olhar para as contas e começar a separar o ativo do passivo, e não misturar a conta pessoal com contas da empresa, todo empreendedor precisa ter o seu pró-labore e será com isso que ele vai tirar o seu sustento”, explicou Kozak.
A Primeira-Dama do município, Silvana Ló Masson, reforçou a importância das mulheres junto ao mercado empreendedor. “Esse evento é uma oportunidade para as mulheres, que ainda não conhecem o programa do Governo do Estado, por meio da Desenvolve MT, possam conhecer e fomentarem os seus negócios, estou muito feliz, e que o Estado favoreça cada vez mais o empreendorismo feminino”, ressalta.
Tangará da Serra possui um agente de crédito cadastrado que presta apoio e auxilia os empreendedores locais na tomada do crédito. Até o momento, já foram disponibilizados mais de R$ 250 mil em concessão de crédito para os pequenos empreendedores, a expectativa é de que esse valor aumente até o final do ano.
O secretário de Industria e Comércio do município falou sobre a importância de políticas públicas consolidadas voltadas para o estímulo do empreendedorismo das mulheres. “ Estamos trabalhando para que a oferta de crédito seja ainda maior, e que possamos promover um ambiente favorável as mulheres para estimular a produção em Tangará da Serra”, destacou Silvio Sommavilla.
Para o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques participar de eventos como esse é muito importante para entender a demanda dos municípios. “ O Governo do Estado vem cumprindo o seu papel criando um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, e nós da Desenvolve MT estamos trabalhando para fomentar e dar o apoio necessário”, explica.