Nesta sexta-feira (01), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, concluiu o itinerário de visitas técnicas pelos Hospitais Regionais do norte do Estado. As vistorias tiveram o objetivo de concluir o diagnóstico do fluxo hospitalar em Mato Grosso.
“A radiografia que fizemos das quatro unidades estaduais pelas quais passamos nos auxilia a aprimorar determinados pontos e reconhecer a eficácia de alguns setores. Também considero fundamental o diálogo com servidores e funcionários. Não pretendo administrar esses hospitais de longe, acho importante estar presente nas unidades de responsabilidade do Estado”, declarou o secretário.
Os municípios de Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Alta Floresta, Colíder e Sorriso integraram o itinerário da equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) – composta ainda pelas secretárias adjuntas de Gestão Hospitalar e Regulação, Deisi Bocalon e Fabiana Bardi.
“Temos a convicção de que Mato Grosso vive uma situação de calamidade financeira, mas também nos empenhamos em melhorias significativas. Colocar a ‘casa’ em ordem, no sentido de licitar todos os contratos da Saúde e assegurar os serviços prestados pelo Estado e pelos profissionais, é um dos nossos objetivos de curto prazo”, concluiu.
Dentre os assuntos debatidos, foram suscitadas questões referentes à reforma do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, à abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Alta Floresta, à reabertura do setor intensivo neonatal de Colíder e à reativação de uma obra inacabada em Sorriso.
O roteiro concluiu um ciclo de diagnóstico iniciado ainda no período da transição entre governos, em que o secretário de Saúde se dedicou à vistoria dos Escritórios e Hospitais Regionais e ao estabelecimento do diálogo com os representantes dos polos da Saúde no Estado.