O governo de Mato Grosso publicou, nesta quinta-feira (2) o decreto que autoriza contratação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrico, além de leitos clínicos de enfermaria adulto e pediátrico para hospitais filantrópicos e privados.
Essa é mais uma medida de emergência por causa do avanço da transmissão do novo coronavírus no estado. A contratação poderá ser realizada de forma direta com dispensa de licitação. Os critérios ainda serão dispostos diretamente pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo período de 90 dias.
A contratação é baseada no decreto estadual que dispõe sobre as medidas a serem adotadas pelo Poder Executivo.
Com ele, fica autorizada a realização de despesas, inclusive com dispensa de licitação, para aquisição de bens,serviços e insumos de saúde, bem como a contratualização de serviços de saúde, destinados ao enfrentamento com prévia justificativa da área competente.
O número de casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso subiu para 28 nesta quarta-feira (1º), segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES). São quatro casos confirmados a mais que o balanço anterior, divulgado nessa terça-feira (31).
Destes, 19 são em Cuiabá, cinco em Rondonópolis, dois em Várzea Grande, um em Nova Monte Verde e outro em Tangará da Serra. Cinquenta e um por cento dos pacientes são homens.
Nove fizeram tratamento e se recuperaram da Covid-19.
Além disso, a SES divulgou que 291 casos de síndrome respiratória grave foram notificados.