O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22.10). A LDO define as metas e prioridades fiscais do governo e orienta a elaboração do orçamento anual do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), dois objetivos principais nortearam as metas fiscais para 2025. O primeiro é o compromisso com a gestão fiscal, com a manutenção da nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), medida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que garante o equilíbrio das contas públicas. O segundo é o investimento de, no mínimo, 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) em obras e serviços, que deverá totalizar aproximadamente R$ 4,7 bilhões, abrangendo 48 ações prioritárias em 14 órgãos estaduais. As áreas de educação, saúde, segurança e assistência social estão entre as mais beneficiadas.
A LDO de 2025 também prevê um reajuste salarial de 3,45% para os servidores públicos, aplicável a partir de janeiro. Além disso, a receita líquida estimada para o estado é de R$ 38,03 bilhões, com um crescimento projetado de 8,5% em relação à LDO de 2024.
A equipe econômica do governo baseou suas projeções em indicadores econômicos e riscos fiscais, como a reforma tributária e possíveis mudanças nas legislações. A LDO de 2025 está disponível para consulta no site da Sefaz, na seção de Orçamento.