O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, lidera uma delegação de representantes dos setores produtivo e industrial do estado em uma missão na China e Índia. A missão tem como objetivo principal a abertura, diversificação e consolidação de mercados, bem como a apresentação de oportunidades de comércio e investimentos no estado.
A delegação, composta por diversos membros do governo e representantes do setor privado, partiu nesta quarta-feira (1º) e tem chegada prevista à China em 3 de novembro. Na China, a comitiva participará da China Internacional Import Expo (CIIE) em Xangai, onde o Governo de Mato Grosso terá um estande de 54 metros quadrados no pavilhão de alimentos e agricultura. Entre os produtos em destaque estão o “MT Steak”, o “passaporte verde” e uma área de degustação provida pelo Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), que demonstrará a qualidade da carne nelore do estado.
Durante a CIIE, a delegação também realizará seminários e rodadas de negócios, com o intuito de incentivar o comércio e atrair investimentos entre Mato Grosso e a China.
Em seguida, a comitiva viajará para Haikou, reconhecido como o maior porto de livre comércio do mundo, com o objetivo de conhecer as políticas que estão impulsionando o desenvolvimento comercial e a atração de investimentos sustentáveis na região. Visitas ao Porto de Xinhai e a empresas e entidades locais estão programadas.
Em Shenzhen, a agenda incluirá visitas técnicas a ambientes de tecnologia, inovação e ciência, com foco em empresas e indústrias como a BYD, pioneira na fabricação de veículos elétricos, e a DJI, a maior fabricante de drones do mundo.
A delegação continuará sua missão na Índia, com chegada prevista em Nova Deli no dia 12 de novembro, marcando a primeira missão oficial de Mato Grosso no país. Na Índia, a programação inclui reuniões com representantes do governo e empresários, além de visitas técnicas. O evento também participará da Índia International Trade Fair (IITF) e realizará o Invest In Mato Grosso, um evento dedicado à apresentação de oportunidades de negócios e investimentos no estado, realizado em parceria com a Aprosoja e com o apoio do governo brasileiro na Índia e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEXBRASIL).
A delegação retornará ao Brasil no dia 16 de novembro, com chegada prevista em Cuiabá no dia seguinte.
A comitiva do governo de Mato Grosso inclui os secretários César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação) e César Roveri (Segurança Pública), a assessora internacional Rita Chiletto e o ajudante de ordens Ricardo Mendes. A primeira-dama Virginia Mendes acompanhará o governador e custeará todas as despesas da viagem com recursos próprios. Além disso, deputados estaduais também estarão na delegação de Mato Grosso.
Diversas entidades, como a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Associação de Produtores de Sementes (Aprosmat), Famato e Sebrae, farão parte da comitiva, com o objetivo de promover a produção sustentável de soja e milho, buscar abertura do mercado de gergelim e feijão, bem como a habilitação de novas plantas frigoríficas suínas, entre outros projetos de investimento destinados a expandir o comércio entre Mato Grosso e os dois países visitados.
PIB de Mato Grosso em 2023
No primeiro trimestre de 2023, o PIB de Mato Grosso avançou 11,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O PIB do Brasil, nesta mesma comparação, cresceu 4,0%, segundo o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.
Em Mato Grosso, o setor que apresentou o maior crescimento foi a Agropecuária com 30,1%, seguido pelos Serviços que cresceu 4,0%. Por outro lado, a Indústria apresentou uma queda de 3,3% no mesmo período.
No acumulado dos doze meses terminados em março de 2023, em relação aos doze meses imediatamente anteriores, a economia do Estado apresentou um crescimento de 8,4%.
No mesmo período, o PIB do Brasil avançou 3,3% . Em Mato Grosso, nesta ótica de omparação foi observado que a Agropecuária teve um forte crescimento de 21,2%, enquanto os setores dos Serviços e da Indústria cresceram 5,3% e 4,9% respectivamente.
A Agropecuária no 1º trimestre de 2023 avançou 30,1% em relação a igual trimestre do ano anterior (1º trimestre de 2022), este resultado é superior ao apresentado no quarto trimestre de 2022 que registrou crescimento de 0,3%. Este foi resultado do aumento da produção na agricultura neste trimestre, em especial no cultivo da soja, algodão e do milho.
A pecuária também apresentou um aumento na sua produção, em especial na criação de suínos e de aves.
Na comparação do índice acumulado em 12 meses, terminado em março de 2023, com igual período imediatamente anterior, a Agropecuária registrou um avanço de 21,2%.
As maiores influências para este resultado advieram das lavouras temporárias, com destaque para o aumento na produção da soja, do algodão e do milho. Diferentemente, a cana-de-açúcar registrou queda na produção no período. A pecuária, nesta comparação, influenciou positivamente o resultado, com as três principais criações (bovinos, aves e suínos) apresentado aumentos na produção.