Governador de Mato Grosso defende taxação de 20% em compras internacionais

Fonte: CENÁRIOMT

Imposto de Importação para compras em sites internacionais
Imposto de Importação para compras em sites internacionais FOTO CANVA | E-COMMERCE

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), manifestou apoio à taxação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, conhecida como “taxa das blusinhas”. Segundo Mendes, essa medida visa proteger o comércio local da concorrência predatória, especialmente das lojas chinesas.

Mauro Mendes argumentou que as compras feitas em plataformas internacionais não contribuem para a economia local, o que prejudica a arrecadação de impostos no Brasil. A proposta foi aprovada pelo Senado Federal na última quarta-feira (5) e está agora na Câmara dos Deputados.

Se sancionada, a nova lei imporá uma cobrança de 20% sobre o valor dos produtos em compras internacionais de até US$ 50. O governador ressaltou que a medida é necessária para proteger as micro e pequenas empresas locais que pagam impostos e são prejudicadas pela concorrência com produtos importados, frequentemente isentos de impostos.

Diversos representantes do comércio, desde microempresários até a indústria, manifestaram apoio à taxação. A expectativa é que o presidente Lula (PT) sancione a lei.

Mendes ainda destacou que muitos brasileiros compram em plataformas como AliExpress e Shopee sem pagar impostos no Brasil. Ele enfatizou a necessidade de todos contribuírem de forma justa para a economia nacional.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).